segunda-feira, 18 de agosto de 2008

20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Sábado, 16 de Agosto
Lançamento do Livro de Todos - O mistério do texto roubado

Mais de 400 pessoas lotaram o estande da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo para o lançamento do Livro de Todos - O mistério do texto roubado, a primeira obra coletiva escrita pela Internet no Brasil. 
No maior lançamento da Bienal do Livro, cerca de 60 autores-participantes de diversos estados assinaram, orgulhosos, o livro. Além deles, participaram o escritor Moacyr Scliar, que escreveu o primeiro capítulo; Maurício de Sousa, responsável pela capa, e ainda os presidentes das entidades envolvidas no projeto que mobilizou centenas de escritores anônimos e renomados durante todo o mês em que o site ficou no ar: Roseli Boschini (CBL), Hubert Alquéres (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo) e Sergio Valente (DM9 DDB). Larissa Cristine Gomes, a mais jovem dos autores, chegou ansiosa para o lançamento no começo da tarde e só acreditou que era de fato uma escritora quando a festa acabou. 
"Foi muito mais do que eu imaginava. Agora a ficha caiu de verdade e estou adorando a minha primeira experiência como escritora", disse a garota de 11 anos. Sem saber como a história que começou a escrever terminaria, Moacyr Scliar disse que o resultado ultrapassou todas as expectativas. "Vários fatores levaram ao sucesso do Livro de Todos: a idéia é muito boa; foi tudo feito da maneira certa -usando a Internet; e o projeto tem atrás de si a Câmara Brasileira do Livro e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo". 
Pelo sucesso que foi, Scliar acredita que o modelo possa ser adotado em todo o país a qualquer hora. A presidente da CBL, Rosely Boschini, reforçou a tese de Scliar. "Se havia alguma dúvida entre o bom relacionamento entre a internet e o livro impresso, essa se desfez aqui, com o lançamento do Livro de Todos, uma obra escrita com a participação de 173 internautas". 
"O entusiasmo desses novos autores prova que as pessoas gostam sim de ler e de escrever e que basta darmos a oportunidade e resultados impressionantes como este do Livro de Todos aparecem", comentou Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial. Sérgio Valente, presidente da DM9 DDB, disse que o Livro de Todos é uma ótima idéia e idéias assim se realizam com a colaboração de todos. Sobre o lançamento, disse "nunca uma sessão de autógrafos teve tantas assinaturas".

Nenhum comentário: