domingo, 3 de julho de 2016

"O quarto de Jack" e "Mister PIP (uma grande esperença)


Assisti neste domingo a dois bons filmes. O primeiro “O quarto de Jack” em que o narrador é um menino que começa sua narração aos cinco anos de idade. O segundo filme “Mister PIP” a narrativa fica por conta de uma adolescente negra. Em ambos os  filmes a ligação da criança narradora é muito forte com a mãe. NO Quarto de Jack, a narrativa é de uma história que não foge da realidade que já ouvimos nas tragédias televisivas. Um homem sequestra uma mulher e a tem em cativeiro por 7 anos. Jack é fruto da relação que o homem mantinha com Joy a mãe do menino, e a mãe só resolve contar a verdade ao menino que acha normal viver naquele quarto somente com uma claraboia no tento que dá acesso à luz solar aos cinco anos de idade, e é ele, o menino que a salva do cativeiro. Os resquícios psicológicos são para mãe e filho um enfrentamento para reestabelecer a vida normal e cotidiana. Já no filme “Mister PIP”, numa ilha, Matilda, uma negra, fica envolvida pelas narrativas do único branco – o professor, da ilha que lê durante as aulas obras de Charles Dickens.
Um filme retrata a ingenuidade de quem sai de um cativeiro e desconhece o mundo, há o confronto entre o quarto (prisão) e o mundo do lado de fora que ele precisa conviver e aprender a lidar com tudo que não conhece aos cinco anos de idade porque não teve oportunidade, já Matilda conhece somente a vida da ilha, mas as histórias narradas pelo professor que faz o narrador de Charles Dickens Mister PIP, a leva a um mundo de imaginação e anseio pela vida. Há uma frase no filme que dou destaque no que se refere  ao preconceito de raça, ela pergunta ao professor como ele se ente sendo branco, e ele responde que só se sente branco quando está com eles que são negros e devolve, ainda, a pergunta à menina: e como você se sente sendo negra? Então ela percebe que só é negra porque na ilha tem a presença dele que é branco.
Os dois filmes são dramas, estilo que adoro! E ambos há muito a aprender, o menino tem que se adaptar ao mundo, já que só viveu no ‘quarto’ até os cindo anos. Já a Matilda aprende ter esperanças e usar imaginação. A privação de liberdade está latente nos dois filmes. O menino Jack tem que dormir dentro guarda roupa pra que o carcereiro da mãe possa ter relações com ela, e como pai, nunca aparece pra criança durante os longos 5 anos, já, ela está presa na opressão de nunca poder dizer o que sabe e pensa.
Quando a mãe morre, e Matilda vai atrás do pai na Austrália, assim
A presença da escola no segundo filme deixa claro que a educação informal traz sabedoria, mas que mesmo ela é advinda de livros, no caso do filme, um livro literário.
A mãe de Jack estimula a imaginação da criança dentro de um quarto ínfimo, contando histórias e cantando; já  a mãe de Matilda não a encoraja a aprender e sonhar, mas o desfecho da história, Matilda reencontra o pai que lhe dá dignidade.
A grande lição de ambos filmes é que precisamos recuperar  as histórias de grandes esperanças! Mas, só fazemos isto agindo, sendo atores da história.

E quando assisto a filmes que me provocam essa instigação de pensar sobre trajetórias de vida, fico compadecida de saber que tantos seres humanos sofrem assim, suas vidas só dolorosas. Sinto-me feliz deixar ser penetrada, atravessada vez por outro por dramas, mesmo que fictícios, porque me torna mais humanística. E para encerrar a última frase do livro Grandes Esperanças de Charles Dickens: “É terrível perder com medo o próprio lar”. 

Nenhum comentário: