domingo, 19 de outubro de 2008

Trava-línguas

Vamos treinar:

A condessa Clarissa da Prússia pensou que era pássaro. Atravessou o espaço e foi até a Rússia sem bússola.

O palhaço dentuço, com a calça do avesso, pra fazer bagunça, teve um acesso de tosse, tropeçou no cadarço, deu um passo em falso e caiu nos braços da moça russa.

O gaiteiro Garibaldi guarda a gaita e gargalha com graça se vê a graça da Graça engraçando toda a praça. 

A Ciça foi até a praça comprar lingüiça pro almoço.

Na pressa tropeçou no cadarço, caiu na poça, ralou o braço e chorou à beça.

O príncipe Petrônio prometeu casar com a princesa Priscila na primavera. Ficou com preguiça, trocou de projeto. A princesa, braba, contratou a bruxa Petronilda pra transformar o príncipe Petrônio em grilo do brejo.

A jibóia, sem juízo, dirigiu a jamanta do Jamelão até Genebra pra jantar com o Jacobino. Há três trecos tristes: treta, trapaça e tramóia.

A Flora do seu Floripes fabrica flores fabulosas e faz fortuna vendendo flores, vendendo rosas, na feira das sextas-feiras.

Gelatina de jiló com gemada e geléia de jerimum com gengibre. - De jeito nenhum! Fico em jejum!

A sobrinha da cegonha fez a façanha de tomar champanha e comer lasanha com um calcanhar na Alemanha e o outro na Espanha.

No início do itinerário um índio viu o rio e viu a Iara e riu que riu olhando a Iara, olhando o rio. O rato roeu a roupa do rei de Roma.

O chinês chique, de chapéu chocante, chegou com um bicho de luxo. Escorregou na graxa, se esborrachou no chão, machucou a coxa. Chocado, teve um chilique, chutou o lixo e xingou o chão.

A cruel criatura cometeu um grande crime: entrou na casa e devorou três vitrolas, pegou trinta pregos no vitrô, trançou o tricô da Cremilda e estragou treze tortas de creme. Credo!

O grilo gritou com voz grossa: - Griselda, você é uma graça!

Pedro jogou uma pedra preta no primo do padre. A pedra quebrou o prato da tia Prudência. Na pressa pra se livrar, tropeçou, se prendeu no prego. Tia Prudência, braba, brigou, e o prestígio do Pedro foi pro brejo. Pobre Pedro.

Fragoso, neto da mariposa Luísa, ficou confuso pra escolher esposa. A Rosa era mimosa mas preguiçosa. A Teresa, de grande beleza, mas dava despesa. A Ardósia era formosa mas melindrosa. Por fim, casou com a Beatriz, que tinha uma cicatriz no nariz e o fez muito feliz.

Nenhum comentário: