segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Funções da Linguagem



Para melhor compreensão das funções de linguagem, torna-se necessário o estudo dos elementos da comunicação.

Elementos da comunicação

Emissor - emite, codifica a mensagem, quem fala.
Receptor - recebe, decodifica a mensagem, com quem se fala.
Mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor, o que se fala.
Código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem, ex: a língua pátria.
Referente - contexto relacionado a emissor e receptor, do que se fala.
Canal - meio pelo qual circula a mensagem.

As atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação.

Funções da linguagem

Função emotiva (ou expressiva)
Centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.

Função referencial (ou denotativa)
Centralizada no referente, quando a emissora procura oferecer informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos.

Função apelativa (ou conativa)
Centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, e, ainda, os vocativos e o uso imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Função fática
Centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

Função poética
Centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas etc.

Função metalingüística
Centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente, os dicionários são repositórios de metalinguagem.

Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo.

Nenhum comentário: