quarta-feira, 11 de junho de 2008

Renato Flavio - 12 de junho de 2008 (18 anos)

Meu filho, são 18 anos... que felicidade!

Mais um aniversário com lembranças e muita nostalgia do momento do seu nascimento... é difícil não recordar! Dizem que criança quando nasce não é muito bonitinha, mas você era um bebê lindo! 
Outro dia, um amigo que diz portar a competência de ler as mãos... disse-me que tem um dos meus filhos que veio para ser luz na minha vida... sei que todos vocês são essa luz, mas algo te faz ter uma história diferente: primeiro filho! 
Quero falar pra você de alegrias: como recordar os momentos marcantes e que nunca deixam uma mãe esquecer de um filho... é bom recordar você mamando no meus seios... os teus primeiros passos, os sucos de acerola que fazia pra você quando bebê, as noites em que dormia na barriga do vovô ouvindo o Hino do Divino Espírito Santo, o seu primeiro dia de aula e eu te levando pra escola. 
Você andando a cavalo, dançando quadrilha, a sua viagem com a vovó e a tia Shirley para Caldas Novas e depois para Fortaleza, lembra? É bom lembrar do carinho do Senhor Dominguinho e de seu filho Paulinho com você: Renato custoso! Era assim que eles falavam... Sempre que você ia tomar banho de represa e gripava e, ainda hoje gripa muito! 
O Carinho do seu Padrinho Roberto com você e a sua atenção com ele... você foi o filho que ele não pode criar, sempre perto, e tinha-lhe o respeito de filho... muito bonito, meu filho, ver você sempre respeitando os mais velhos: o seu tio Rezende, seus avós, seu padrinho, suas tias...É lindo o amor que vejo você sentir pelo seu avô e pela sua avó – segunda mãe. 
O maior orgulho que tenho é ver você descobrindo muitas coisas sozinhos pela capacidade que você e tem de pensar e ser curioso... Você tem aprendido muito, mas principalmente, a construir seu currículo! Isso muito me anima, pois sei que terá um futuro brilhante. Você já é um homem formado, 18 anos, maioridade! E me orgulho de sua formação religiosa, sua formação acadêmica! É legal ver meu filho não ter erros gritantes de português, nem pra falar e nem pra escrever... Acho isso o máximo! Muito do que você é, não dependeu de mim... mas de você! 
Do seu olhar sobre o mundo e as coisas à sua volta... lembro de você acordar às 4h da manhã pra tirar leite no curral, uma atividade não tão peculiar aos jovens de hoje! E depois ia pra escola... vida difícil, mas que lhe deu conhecimento... esse conhecimento da vida... que ninguém te roubará nunca. Faz parte do livre arbítrio de Deus, que Deus deu ao homem, e, você parece saber usá-lo muito bem! Vejo na minha frente hoje, aos dezoito anos, já um homem formado e de caráter e que daqui em diante vai encontra o resto da vida ao longo do caminho, estás preparado para a caminhada? Acredito que sim, nada e nenhuma de suas atitudes. 
Drummond achou uma pedra no caminho, você poderá achar várias pedras, mas não as cate do chão e jogue fora, não chute as pedras, meu filho, seja sábio! Saiba que as pedras existem para ensinar as maiores virtudes do ser humano: paciência, sabedoria, humildade, solidariedade, etc, seja complacente com as pessoas, saiba perdoar, respeite e imponha respeito. Aprenda a ouvir, mais do que falar... isso é muito importante no mundo em que estamos. Seja Observador... aprenda sobre as pessoas à sua volta pela observação. Nunca pense que sabe tudo, duvide de tudo quanto puder, queira que sua curiosidade o impulsione à aprendizagem... Almeje ter objetivos na vida e faça planos para que esses possam ser alcançados! Lute... agora você tem uma coisa que o homem sempre sonha ter e ser: dono do seu nariz! Para isso saiba primeiro onde está seu nariz... e aí, terá um bom começo! Te amo! Que dessa data em diante, você além de comemorar seu aniversário, possa comemorar o dia dos namorados também. Afinal, agora você já tem maturidade o bastante, para ter um relacionamento estável... Toda felicidade é o pouco que uma mãe pode desejar... mas tenha toda a felicidade do universo! Comemore esta data, sinta. Tire fotos, curta seus amigos! 
Guarde na memória este aniversário na escola, na D. Gerusa... são lembranças que serão inesquecíveis e juízo! Pondere sempre entre o que é certo e errado e, faça sua média, o seu limite! Minha Oração a Deus por este dia... 
Senhor, Quero agradecer pelo filho que me deste e possibilitasse ser gerado em meu ventre. Agradeço pelos 18 anos de vida desse jovem inteligente que ele é. Agradeço pelos amigos e parentes que o Senhor permitiu ele ter, principalmente, nesta data de hoje. Agradeço pela família que tenho e que é família dele. Agradeço pelas experiências dolorosas sofridas por ele, porque sei que cada uma delas é caminho para a aprendizagem. Agradeço as noites que ele teve febre, ou esteve doente, porque me possibilitaste estar ao lado dele e graças à Sua bondade foram poucos os momentos de dor! 
Quero agradecer pela vida do pai dele que nunca o conheceu, porque eu não o permiti. Sei que nunca conseguiria dar a ele esta figura paterna, sem a presença de meu irmão Roberto e de meu Pai. E peço perdão por não ter deixado que o pai o conhecesse... 
Senhor, Quero pedir... dê saúde, para que ele possa ter um belo e promissor futuro, tanto no amor, nos estudos e na profissão. Guie os passos dele... Eu confio nas promessa de Ti, ó Pai! Dê ao meu filho serenidade para perceber sempre o certo e o errado, trilhe seus caminhos na retidão... Faça do meu filho um homem justo, sincero e ético. Reserve a ele uma boa esposa, filhos... e sucesso profissional. 
Senhor, Quero glorificar o Teu Santo nome e do Nosso Senhor Jesus Cristo, mas colocar a vida do meu filho neste e todos os dias da vida dele, na mão de Nossa Senhora, a quem tenho toda devoção e a chamo de Mãe, por ter sido ela a escolhida pelo Senhor. Assim como também fui escolhida por Ti para ser mãe do Renato Flávio. E, mais uma vez agradeço por confiar a mim a vida desse ser maravilhoso que é meu filho! Obrigada, Senhor!

Um comentário:

Anônimo disse...

olá querida Shi ...muito gratificante entrar e ler suas cronicas , vc sempre usa as palavras com muita exatidaõ , e tb sempre me faz relembrar o quanto a familia é a base de tudo , seu filho é lindo , aliás os tres , parabens , tenho certeza que eles tem um orgulho enorme , por vc ser a maõ deles , uma pessoa extremamente inteligente e com uma alma taõ linda ,eu jamais poderia deixar de conheçer vc , sou imensamente orgulhoso pelo destino ter ocasionado nosso encontro e podermos estabeleçer um elo de amizade , amizade que preservo com muita satisfaçaõ ! bjs ! um grande abraço ! ANDRE JUNIOR !