terça-feira, 10 de junho de 2008

Carta escrita ao meu filho Renato Flávio Álvares da Silva em seu aniversário de 15 anos

Jaraguá, 12 de junho de 2005.

Renato Flávio, Querido filho,

hoje faz 15 anos que você nasceu. Foi uma alegria ver você nos meus braços naquele 12 de junho do ano de 1990. Você nasceu lindo! Um bebê saudável e com cara de anjinho. Esta semana, mamãe ficou pensando por horas o que poderia te dar de presente. Pensei... e, não vou negar que gostaria de poder dar o que você me pedisse. Mas, infelizmente, não poderia dar a você tudo quanto gostaria. Então descobri que a gente deve dar aos outros, e, principalmente aos nossos filhos, o que está ao nosso alcance. Permiti-me imaginar e descobrir o que está ao meu alcance. Muitas coisas me vieram à mente, mas como esta data significa muito, tinha que ser algo significativo, importante. E, durante anos, descobri o que sempre foi mais importante para mim. E acabei encontrando a resposta. Deveria lhe presentear com algo que passasse para você tudo quanto desejava que você conhecesse, vivesse e gostasse. 
Sei que você já está virando um homem, e olho para trás percebendo que 15 anos se passaram e me lembro de você ainda sugando nos meus seios pela primeira vez. Saber que pude dar-te carinho, amor e o alimento essencial para a vida: o leite materno . Você mamou 1 ano e um mês. O último mês foi escondido de todos, pois o vovô, a vovó, seus tios viviam brigando que já tava feio você levantar minha blusa para mamar a toda hora. Mas, você pedia e a mamãe entrava para o nosso quarto e amamentava você. Acho que é por isso que você é tão forte! Eu quero ver você um homem de caráter e personalidade forte. 
Nunca fui muito protetora, porque queria que você aprendesse a se defender sozinho. Quando me pediu para vir de Anápolis para Jaraguá, fiquei muito apreensiva e com muita dúvida se deveria deixa-lo vir. Mas você demonstrou ter uma opinião forte e decisiva. Gostava muito de estar em Jaraguá e queria morar com o vovô e a vovó. Nunca pense que deixei você vir para não estar próxima de você. Eu queria sua felicidade e em Anápolis não fez muitos amigos. 
O colégio onde estudou não incentivou-o a gostar da escola e fazer amigos. Vi que não era feliz por lá e que a vida da mamãe te preocupava. Você sofria com meus problemas financeiros. E, afasta-lo de lá não era a solução, só que tinha a nítida certeza que tanto a vovó e o vovô poderiam naquele momento ser para você exemplos melhores de conduta e comportamento. 
Hoje, sei que muito de você é um pouco da vovó e isso muito me alegra. Naquele ano, você ainda teria a companhia dos teus primos, que tanto gosta. Então, mesmo sendo criticada pelas outras pessoas, pensei mais em você do que em mim. Sinto, que às vezes, vou encarar muito do que não pude te dar como fracasso. 
É por isso, que estou desejando dar a você muito do que posso e dou valor: o CONHECIMENTO. Aprendi, meu filho, que pai e mãe não devem dar o peixe pronto aos seus filhos, mas devem ensiná-lo a pescar. Como fazer para que você aprenda isso? Então, fico pensando que você muito se parece comigo. Tem predisposição para a aprendizagem mas não definiu ainda o que gosta mais. Esta nova fase da sua vida que começa, será um longo, mas curto ao mesmo tempo, processo de formação da sua personalidade. E, não quero dar a você frases feitas, conselhos, nem exemplo da minha experiência de vida. 
Desejo que você viva suas próprias experiências. Só peço a Deus todos os dias para não deixar-te caminhar pela estrada do mal. Fazer coisas que possa se arrepender mais tarde, ou que através de caminhos tortuosos lhe afastará do bem, da necessidade de ser um homem correto, digno e que os outros respeitem e admirem. E é pensando assim, que nesta data quero lhe presentear com o que tenho de mais valoroso nesta vida: meus livros. São poucos, mas foram eles que me ensinaram tudo que sei. 
 Ter uma filosofia de vida, meu filho, é ter uma forma de como lidar com as pessoas e o mundo. E no mundo em que você está vivendo só colheremos bons frutos se plantarmos boas sementes. Plante amor e receberá amor, enfie espinhos e será espinhado. 
Entre o amor e a dor, quero para você tudo que o amor puder lhe dar. Nestes livros, estão uma aprendizagem que talvez você, só poderá entender o significado daqui alguns anos, quando já for uma homem feito. Espero que saboreei cada palavra, como se fosse um doce muito bom de se comer. Aprenda com eles no silêncio de cada tarde, meu querido filho. Pois, enquanto você estiver lendo estará conhecendo outros mundos, outras pessoas, outras vidas. Será muito diferente daqueles que com sua idade estarão nas ruas se drogando, roubando, matando. E, daqui uns anos, após a leitura destes e de outro que virão, poderemos conhecer um Renato – Doutor com muito conhecimento, capaz de argumentar e escrever coisas inéditas e ser um profissional com conhecimento que em qualquer roda de amigos surpreenderá. As mulheres te amaram pela sua sabedoria. Enquanto você estiver falando, muitas pessoas irão admirá-lo. Porque terá um papo agradável, um vocabulário rico. 
Aproveite! Pois tenho para mim, que Deus é que em forma de anjo, desceu no meu quarto e disse-me que este era o caminho. Poder te ensinar a gostar de ler. Amo você! 
E, hoje só tenho a agradecer a Deus por todos esses anos, pois não acreditava que conseguiria ser mãe de um garoto tão inteligente, bonito, esperto e obediente. Até hoje, só tenho a agradecer a Deus pelo ser humano que você é. E saiba que você tem nesta mãe, a sua melhor amiga. 
Confie sempre em mim, que poderei de onde estiver, ajudá-lo em todos os momentos da sua vida. Você me faz feliz! Parabéns! De sua mãe e irmãos...

Nenhum comentário: